NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

Em Fórum Nacional de Policiais Militares, Casagrande destaca trabalho das forças policiais na queda da violência no Espírito Santo

BLOG DO ELIMAR CÔRTES - 22/08/2019

O governador Renato Casagrande (PSB) participou, na tarde desta quinta-feira (22/08), da abertura do XVIII Fórum Nacional das Entidades Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares, que acontece em Vitória. O Fórum é uma realização da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo.

Durante o evento, Casagrande destacou o trabalho realizado pelas forças de segurança do Espírito Santo, que contribui com a queda histórica nos índices de violência. Ele também falou sobre os investimentos do Governo do Estado nas instituições policiais.

“É importante estarmos aqui debatendo a política de Segurança Pública, considerado hoje o principal tema em debate em nosso Estado. Temos grandes desafios, mas graças ao trabalho das nossas forças policiais e das políticas públicas implementadas em nosso Governo, como o Programa Estado Presente, temos reduzido o pior dos crimes, que é o contra a vida”, afirmou Casagrande, lembrando que julho foi o sétimo mês seguido com queda nos casos de homicídio.

O governador também citou a importância da valorização salarial para todos os servidores públicos, mas dentro das possibilidades do Estado.

“Todos sabem da nossa responsabilidade fiscal, mas é uma determinação interna de Governo melhorar a situação salarial dos policiais capixabas. Vamos fazer aos poucos dentro das condições permitidas. Já enfrentamos assuntos polêmicos neste ano, como a anistia dos militares que participaram da manifestação de 2017. Fui criticado, mas não poderia dar o primeiro passo no Governo sem fechar essa ferida! O projeto de promoção não agradou a todos, mas fomos ao nosso limite do que podíamos naquele momento e tenho certeza que vamos valorizar de forma merecida nossos militares”, ponderou Casagrande.

Vice-governadora presta homenagem às primeiras guerreiras da PM A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, participou do evento e prestou uma homenagem às mulheres policiais que atuam diariamente nas fileiras da PM e do Corpo de Bombeiros corporações. Pela primeira vez na história da ACS/ES, foi feito um resgate honrado para a primeira turma de mulheres que ingressaram na instituição centenária.

Foi em 1986, que teve início a primeira turma de soldados femininas, que agregou 27 mulheres aos quadros da Corporação. Hoje as mulheres atuam em praticamente em todos os setores da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Como forma de reconhecimento, a ACS/ES fez uma homenagem a essa turma pioneira, homenagem que foi entregue pela vice-governadora Jacqueline Moraes.

“Fico muito honrada em participar desse Fórum e, principalmente, prestar esta justa homenagem às primeiras mulheres a ingressarem na Polícia Militar de meu Estado. Trata-se de uma importante ação para que as gerações atuais e futuras se reconhecerem na profissão e saibam que lugar de mulher também é nas corporações militares”, pontuou a vice-governadora.

Energia

Após sua presença no XVIII Fórum Nacional das Entidades Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares, o governador acompanhou a abertura do Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi), que também acontece na Capital capixaba. É a primeira vez que o evento é realizado no Espírito Santo.

O seminário apresenta as tendências do setor, promove a inovação e o desenvolvimento e abre um espaço para troca de experiências entre as empresas distribuidoras de energia elétrica. Renato Casagrande, que tem feito anúncios na área de tecnologia – como a expansão da rede de fibra óptica em toda a Região Metropolitana e a digitalização de processos –, enfatizou a importância nos investimentos em energias renováveis: “Tudo em torno de nós depende da energia. Os Estados estão tendo que ter um protagonismo maior e apostar em energias renováveis é fundamental para o momento em que vivemos. Desde que assumimos o Governo tenho direcionado para este caminho: de sustentabilidade e de inovação. Para sermos eficiente temos que avançar na inovação. Nossa tarefa é melhorar o ambiente de negócios para que as empresas possam vir para o nosso Estado, que automaticamente se torna mais competitivo, gerando mais oportunidades e diminuindo a desigualdade”, pontuou o governador.