O EVENTO

Realizado a cada dois anos, o Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica – SENDI – é hoje o maior evento de distribuição de energia elétrica do Brasil. Os objetivos do seminário são:

• Apresentar e discutir tendências do setor;
• Promover a inovação e o desenvolvimento do segmento de distribuição de energia elétrica;
• Partilhar e discutir melhorias no modelo regulatório brasileiro;

Promover a troca de experiências entre empresas distribuidoras de energia elétrica.
O SENDI 2020 acontecerá entre os 23 e 26 de junho, em Vitória – ES, sob a coordenação da EDP e apresentará temas relacionados às macrotendências de transformação do setor de energia: Digitalização, Descarbonização e Descentralização. Assim, será possível acompanhar discussões sobre smart grid, mobilidade elétrica e o uso de blockchain e big data por empresas de energia, além de conhecer start-ups que possuem soluções para o segmento de distribuição de energia.

O Seminário acontece desde 1962 e em 2020 pretende reunir cerca de 4 mil pessoas.

ABRADEE

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE) é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos que reúne 41 concessionárias de distribuição de energia elétrica – estatais e privadas – atuantes em todas as regiões do país e que juntas são responsáveis pelo atendimento de 99,8% dos consumidores brasileiros.

Como princípios, a Abradee busca:

• Garantir a sustentabilidade do negócio de distribuição;
• Assegurar a realização de investimentos que incrementem a eficiência operacional do sistema;
• Buscar melhoria contínua da qualidade do serviço provido ao consumidor (através das distribuidoras);
• Trabalhar por uma tarifa justa e adequada.

A Abradee tem, como bandeira, contribuir para o desenvolvimento do país por meio de um setor de distribuição sustentável e eficiente, com oferta de serviços de qualidade reconhecida pelos clientes.

A visão é de agregar valor para as empresas distribuidoras, para os clientes e para o país, sendo um agente efetivo de desenvolvimento do setor elétrico.

A EDP NO ESPÍRITO SANTO

A EDP, distribuidora de energia do Espírito Santo, está entre as empresas privadas que mais investe no estado. Contribuindo para o desenvolvimento econômico e sustentável do estado e levando conforto e qualidade de vida aos capixabas, nos últimos cinco anos, a Empresa realizou investimentos que totalizaram R$ 1,3 bilhão. Sua área de concessão compreende 70 dos 78 municípios do Estado, abrangendo mais de 90% do seu território e da sua população, e a Concessionária é responsável por levar energia a 1,5 milhões de unidades consumidoras, gerando cerca de 4 mil empregos diretos e indiretos.

O plano de investimento da Concessionária considera as áreas de expansão e modernização da rede elétrica, substituições preventivas de equipamentos, combate às perdas e infraestrutura e atendimento ao cliente, fundamentais para a continuidade de um serviço de qualidade superior, além do incremento da segurança do sistema elétrico. Essa infraestrutura eleva a capacidade do Espírito Santo de atrair novas empresas e investidores, visto que uma rede elétrica segura e confiável é um dos principais atrativos para a instalação de novas indústrias e comércios no estado. 

A EDP no Espírito Santo está entre as melhores distribuidoras do Brasil em termos de qualidade de serviço e Vitória é a capital do Brasil com melhor qualidade de serviço, com uma interrupção média inferior a 3 horas por ano.

Consciente de sua responsabilidade socioambiental, a EDP desenvolve ações que beneficiam as comunidades, como o curso gratuito de eletricista, a Escola dos Eletricistas, que é voltado para jovens que buscam uma qualificação profissional. Por meio do Instituto EDP, a Distribuidora desenvolve iniciativas para a geração de renda, melhora da qualidade do ambiente estudantil, incentivo ao esporte e apoio à saúde. Nos últimos 10 anos, foram cerca 90 mil pessoas beneficiadas em mais de 150 ações sociais no Espírito Santo.

EDP NO BRASIL

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP Brasil é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia, e possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica. Em Distribuição, atende cerca de 3,4 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo e adquiriu participação na CELESC, em Santa Catarina.

No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 13 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

ESPÍRITO SANTO

Espírito Santo vai receber o SENDI 2020

Um Estado que surpreende pelos contrastes e peculiaridades! Enquanto seu litoral é plano e possui quase 400 km, abrigando praias famosas como Itaúnas, Praia dos Padres e a Praia de Riacho Doce, o interior do Espírito Santo é montanhoso e abriga o Pico da Bandeira, ponto mais alto da região Sudeste e o terceiro mais alto do Brasil.

Mais que um Estado rico em natureza, o Espírito Santo sabe cuidar do que tem. O Projeto Tamar, que possui uma base em Vitória e outras instaladas ao longo do litoral capixaba, é fundamental para a preservação de tartarugas marinhas e baleias da costa brasileira. Em terra, na cidade de Vila Velha e no alto de um penhasco de 154 metros de altitude, está o Convento da Penha. Um dos ícones do Espírito Santo, o santuário foi construído por escravos em 1558 em cima de um grande rochedo. De lá é possível ter uma linda vista da baía de Vitória, de Vila Velha e de belas praias.

Além de belezas naturais e do patrimônio histórico, o Estado surpreende os ouvidos de quem chega com o Congo Capixaba, que além de uma música típica, influência fortemente as bandas da região.

E quando falamos em culinária, não dá para visitar o Espírito Santo sem saborear a Moqueca Capixaba. O prato tem uma característica única: é servida em tradicionais panelas de barro, uma das peças mais representativas do artesanato capixaba. Sua confecção é uma prática de família, passando de pai para filho, de geração para geração há pelo menos 400 anos e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

PAVILHÃO DE CARAPINA

Situado na Rodovia do Contorno BR 101, município de Serra, caracteriza-se como principal centro de eventos do Estado do Espírito Santo. Rodovia do Contorno, Km 1, s/n - Jardim Carapina - Serra - ES