Blog

Distribuidoras debatem sobre energia renovável e inovação no maior encontro da América Latina

Dirigentes das concessionárias de distribuição de energia elétrica do país, profissionais e fornecedores do setor se reúnem na próxima semana, entre os dias 07 e 10 de novembro, para debater sobre energia renovável, a inovação no segmento e a liberalização do mercado, durante o Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi) 2023, no Espírito Santo.

Uma das pautas que estará em alta no evento, o uso de hidrogênio verde, por exemplo, tem uma atenção na transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis. Produzido a partir de fontes de energia renovável, como eólica e solar, o hidrogênio verde é apontado como uma possível solução para a redução das emissões de carbono e para o crescimento da economia brasileira.

Neste contexto, nesta quinta-feira, dia 26, a ArcelorMittal Tubarão e a EDP assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) para avaliar a viabilidade técnica e econômica de uma planta-piloto para a produção e uso de hidrogênio verde no processo de fabricação do aço. A iniciativa faz parte dos esforços da ArcelorMittal Tubarão para impulsionar a produção de aço de baixo teor de carbono e da EDP para expandir a produção de hidrogênio verde utilizando a expertise da empresa, que foi pioneira na produção da primeira molécula de hidrogênio verde da América Latina em dezembro de 2022.

Alguns especialistas apontam que o tema é importante para o desenvolvimento econômico do Brasil e que há uma necessidade de políticas governamentais para criar um mercado doméstico, leilões de demanda assegurada e regulamentação para os denominados setores-chave.

Outro assunto importante e que estará em evidência durante o Sendi 2023 é a liberalização do mercado. Prevista nas portarias do Ministério de Minas e Energia (MME) e no PL 414/21, a abertura muda as regras de funcionamento do setor elétrico e amplia o acesso ao mercado livre de energia elétrica para todos os consumidores brasileiros. Isso pressupõe uma série de condicionantes e regulamentações intermediárias para que a migração de consumidores seja feita de forma sustentável aos negócios, garantindo segurança jurídica e estabilidade regulatória.

Além disso, o maior evento de distribuição de energia da América Latina, realizado pelo Instituto Abradee e que tem a EDP como empresa anfitriã, pretende expor outras inovações sustentáveis e de alta qualidade do setor. O Sendi 2023 também será palco para apresentação de projetos inovadores, com pitchs de 21 startups selecionadas, além de mesas redondas e debates sobre o uso de Inteligência Artificial, carros elétricos, baterias e outros temas.

O Sendi

Realizado desde 1962, Sendi é o maior evento de distribuição de energia da América Latina e pretende apresentar as principais inovações do setor, com destaque para soluções sustentáveis e de alta qualidade. As tendências de digitalização, descarbonização e descentralização são relevantes para o setor, pois dizem respeito à transição energética.

Realizado entre os dias 7 e 10 de novembro, pelo Instituto Abradee e tendo a EDP como anfitriã, o Sendi 2023 ocupará mais de 20 mil metros quadrados, no Parque de Exposições de Carapina, e abrigará a ExpoSendi, uma exposição do segmento de energia; uma arena silenciosa com palestras simultâneas de especialistas renomados, apresentação de trabalhos técnicos, o espaço Inovação e o Rodeio Nacional dos Eletricistas.

O eixo central do evento será o ESG (Environmental, Social and Governance), abordando cases e práticas ambientais, sociais e de governança, com temas relacionados às macrotendências de transformação do setor de energia. Em pauta, conteúdos como gestão inteligente da rede; soluções para clientes; tendências e fomento à inovação; sustentabilidade do negócio UND; e liberalização do mercado.

SERVIÇO

XXIV Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi) 2023

Data: 7 a 10 de novembro de 2023

Local: Pavilhão de Carapina, no Espírito Santo

Atrações: ExpoSendi; seminários com palestrantes nacionais e internacionais; apresentação de trabalhos técnicos e de startups e seus trabalhos de inovação; Rodeio Nacional dos Eletricistas; Carta de Vitoria, entre outros

Informações e inscrições: www.sendi.org.br

Realização: Instituto Abradee e EDP

1 win