Blog

Expositores do Sendi 2023 apresentam inovações em ferramentas do setor elétrico para reduzir custos e melhorar gestão

Novos controles de bancos de capacitor, soluções inovadoras para aferir medidor de energia e ferramenta com Inteligência Artificial para evitar fraudes na rede elétrica. Esses são alguns dos dispositivos lançados recentemente e que estão em exposição nos estandes da ExpoSendi, realizada durante o XXIV Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi). O evento é considerado o maior encontro de distribuição de energia elétrica da América Latina e ocorre até sexta-feira (10), no Espírito Santo.

A Montrel Tecnologia trouxe para a ExpoSendi dois lançamentos, um deles inclusive já patenteado, o ADR 9.000. O gerente comercial da Montrel, Lucas Valério, explicou que o equipamento foi desenvolvido em um programa de P&D da Aneel, em parceria entre Montrel, grupo Neoenergia de distribuição de energia elétrica e o Instituto Lactec.

“Nós desenvolvemos essa solução para aferição de medidor de energia de maneira totalmente inovadora. Você consegue compensar a energia do consumidor em tempo real. Por meio de tablet ou smartphone, via bluetooth, o operador desse equipamento vai definir tudo o que ele quer durante o teste, em vários parâmetros elétricos, e o equipamento vai compensar tudo isso sem que o fornecimento de energia do consumidor seja afetado. Você vai fazer um ensaio como se estivesse em um laboratório controlado, mas em campo”.

Outro equipamento que promete ser inovador é o MEDCAP, para verificar bancos de capacitores em subestações de energia. “É possível verificar a capacitância, sem precisar tirar o capacitor do banco e fazer o teste fora do local, que é o método tradicional. Isso otimiza tempo: ele é 30 vezes mais rápido. Parar um banco de capacitor ou uma subestação para testá-la é extremamente custoso e trabalhoso para uma concessionária de energia. Então, quanto mais rápido fizer isso, melhor. Além da agilidade, esse equipamento mantém a precisão e é operado por tablet”.

Já a SEL levou para a ExpoSendi seu novo controle de banco de capacitor. A empresa declara que este é um equipamento com um grande benefício para as concessionárias de distribuição. A engenheira de aplicações e vendas da SEL, Camila Oliveira, explica que a ferramenta vem em um gabinete compacto, leve e de fácil instalação no poste. “O mais legal é que ele tem um sensor de corrente que mede a corrente do circuito de forma a passar essa informação para o controle via ondas wireless, então não precisa fiar nada de circuito para o controle para receber esse sinal de corrente”.

Segundo Camila, isso é muito interessante, porque evita-se um ponto de falha nesse cabeamento. “Também evitamos que o colaborador tenha de ficar pendurado no poste fazendo esse processo de instalação, que é perigoso. Então, dá mais segurança para os nossos clientes e mais confiabilidade para a instalação. Temos uma vara de manobra que, do chão, encaixamos o equipamento para fixar no circuito do chão ou do caminhão, sem precisar se pendurar no poste. Normalmente, as empresas instalam 200, 300 por ano, uma instalação em massa. Estima-se que são necessárias duas horas para instalar um aparelho com fio e apenas meia hora para instalar este, que é sem fio”.

Outra solução desenvolvida por Inteligência Artificial (IA), pela CAS Tecnologia, promete recuperar receitas no setor elétrico. O Neuron combate o famoso “gato”, considerado uma das perdas não técnicas em energia elétrica. Além de indicar suspeitas de irregularidades e apresentar gráficos de dados instantâneos, dados de faturamento, memória de massa, entre outros, também ajuda a apontar medidores com defeito, firmware desatualizados e erro de configuração de equipamentos.

“Ele é uma plataforma de IA com capacidade infinitamente superior ao de uma pessoa para analisar diferentes cenários e segmentar casos suspeitos de irregularidades. O Neuron traz agilidade, com menor tempo de resposta às demandas e melhores resultados no combate às perdas”, explicou o gerente de marketing da CAS, Octavio Brasil.

No estande da ASW Brasil, o gerente comercial Leandro Achetta cita soluções poliméricas que prometem mais durabilidade e praticidade. “Contamos com postes de fibras, isoladores, espaçadores e cruzetas poliméricas reforçadas com fibra de vidro. Essas cruzetas têm maior durabilidade, além de ter praticidade, pois é melhor para a instalação. Antes, a cruzeta era feita de concreto ou madeira de lei. Hoje, ela é leve, pesa até sete quilos, enquanto a de concreto pesava mais de 20 quilos. Isso torna mais prático para o instalador subir no poste e fazer a instalação”.

 

O Sendi

O Sendi é o maior evento de distribuição de energia da América Latina e pretende apresentar as principais inovações do setor, com destaque para soluções sustentáveis e de alta qualidade. As tendências de digitalização, descarbonização e descentralização são relevantes para o setor, pois dizem respeito à transição energética.

Realizado entre os dias 7 e 10 de novembro, pelo Instituto Abradee e tendo a EDP como anfitriã, o Sendi 2023 ocupa mais de 20 mil metros quadrados, no Parque de Exposições de Carapina, e abriga a ExpoSendi, uma exposição do segmento de energia; uma arena silenciosa com palestras simultâneas de especialistas renomados, apresentação de trabalhos técnicos, o espaço Inovação e o Rodeio Nacional dos Eletricistas.

O eixo central do evento é o ESG (Environmental, Social and Governance), abordando cases e práticas ambientais, sociais e de governança, com temas relacionados às macrotendências de transformação do setor de energia. Em pauta, conteúdos como gestão inteligente da rede; soluções para clientes; tendências e fomento à inovação; sustentabilidade do negócio UND; e liberalização do mercado.

SERVIÇO

XXIV Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi) 2023

Data: até sexta-feira (10)

Local: Pavilhão de Carapina, no Espírito Santo

Atrações: ExpoSendi; seminários com palestrantes nacionais e internacionais; apresentação de trabalhos técnicos e de startups e seus trabalhos de inovação; Rodeio Nacional dos Eletricistas; Carta de Vitoria, entre outros

Informações: www.sendi.org.br

Realização: Instituto Abradee e EDP

 

1 win