Hackday estimula desenvolvimento de tecnologia em Fortaleza

Fonte: Tribuna do Ceará Online - CE
Data Veiculação: 22/08/18 às 15:42

Investe CE

Hackday estimula desenvolvimento de tecnologia em Fortaleza

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

22 de agosto de 2018

O desafio teve duração de oito horas e contou com a presença de 44 participantes, divididos em nove equipes. O evento aconteceu na sede da Enel Distribuição Ceará

“Como atrair os clientes a pagarem suas contas em canais digitais?” foi a temática do Hackday Fortaleza, minimaratona de desenvolvimento tecnológico, que aconteceu no último sábado (18), na sede da Enel Distribuição Ceará. “No Pressure” é o nome da equipe vencedora do desafio, composta por cinco componentes. A equipe idealizou a criação de startup capaz de reunir pessoas para atuarem como agentes de integração no processo de influenciar a utilização dos meios digitais para realização de pagamentos. O Hackday Fortaleza é parte da programação do XXIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica, organizado a cada dois anos pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e coordenado nesta edição pela Enel Distribuição Ceará.

“A ideia de utilizar um agente para promover essa interação foi por pensar que já existem outras formas digitais de realizar esses pagamentos. Então, nós não precisaríamos de mais um instrumento de pagamento, mas de construir algo para impulsionar as pessoas a utilizarem a forma de pagamento digital. Portanto, nossa ideia foi inserir articuladores nesse processo com o intuito de fazer o público confiar nos meios de pagamentos digitais”, destacou o estudante de mecatrônica industrial, integrante da equipe vencedora, Jadson Alves (26). Ele acrescenta, ainda, que pensando em estimular essas pessoas a se tornarem agentes a startup daria incentivos financeiros para a realização do trabalho.

Jadson conta que decidiu participar do desafio por acreditar que seria uma excelente oportunidade para adquirir novas experiências. Ele conheceu os demais participantes da equipe no dia maratona, bem como a temática do desafio, conforme informado no regulamento do Hackday Fortaleza. No total, foram nove equipes, 46 participantes e oito horas dedicadas ao desenvolvimento de solução para a problemática apresentada.

Durante a abertura do evento, o diretor presidente da Enel Distribuição Ceará, Roberto Zanchi, destacou que os participantes de momentos como o Hackday representam o futuro da sociedade. “Por isso, é muito gratificante ver o interesse deles em desenvolver soluções com foco na inovação e na tecnologia, de vivenciar experiências desafiadoras como o Hackday. O que é importante não só pelo resultado, mas pelas questões aqui levantadas”, destacou.

A equipe vencedora foi premiada com o valor de R$ 5.000. Esta foi a terceira edição do Hackday; o evento já aconteceu em Sobral e Juazeiro do Norte, trabalhando temáticas específicas das cidades sedes. Conforme destacou a diretora de Mercado da Enel Distribuição Ceará, Márcia Sandra, “em Fortaleza, optamos por desafiar os participantes a desenvolverem soluções para arrecadação em canais digitais. Essa questão é vivenciada tanto na Enel como nas organizações do setor elétrico como um todo”.

As equipes contaram com o apoio dos mentores, disponíveis durante o evento para responder questionamentos técnicos e/ou de negócios relacionados à problemática trabalhada. Ao final das oito horas, os participantes apresentaram ao time de jurados suas propostas. Entre os critérios avaliados, funcionalidade, aplicabilidade e análise do pitch.

SOBRE O SENDI:


O Seminário espera reunir 5.000 participantes em Fortaleza. Na programação, debates com foco nas tendências do segmento de energia elétrica, como digitalização, e-mobility e modelo regulatório; troca de experiências entre as empresas distribuidoras de energia elétrica; apresentação de trabalhos técnicos; demoday (voltado para startups; e demonstração de carros elétricos. O SENDI acontece desde 1962 a cada dois anos e, após dez anos, será realizado em uma capital nordestina novamente. O evento é realizado pela Abradee e nesta edição tem coordenação da Enel Distribuição Ceará. As inscrições, individual e em equipe, para o SENDI 2018 estão abertas no site www.sendi.org.br.